Em terra de sabiá, minhoca dorme de toca.

Orgulho em ser braSileiro

Orgulho em ser braSileiro

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Causa e Efeito: O bonde não para!


O movimento hip hop, ou melhor o rap, não para e vem cada vez mais se fortalecendo e se desestigmatizando, aconteceu nesta segunda-feira, dia 10, o retorno de um evento tradicional que é o Clube do Rap, um importante grupo que já existia no passado e retomou a cena em grande estilo novamente, organizado por James Lino e Cinthia Old School, que contou com a presença de vários profetas do movimento como: Criolo Doido, Emicida, MV Bill e muitos outros.
A noite começou quente com as discotecagens de KL JAY e Roger, e pegou fogo quando Emicida rimou a subida ao palco de MV Bill e Camila CDD.



MV Bill fez um show entusiamado, tocando composições de albuns passados e de seu novo album: Causa e Efeito; Uma critica bem construida ao sistema e aos direitos dos cidadãos em geral.
Acabado o show, MV Bill concedeu uma entrevista exclusiva que você acompanha aqui no JameloBrasiliano:


Jamelo: Alex Pereira Barbosa, certo?
MV Bill: Certo, ja vi que estudou minha historia...

Jamelo: Claro, pela importância de seus trabalhos, todos deveriam.
MV Bill: Obrigado.

Jamelo: Bom, seu trabalho é baseado na concientização, certo?
MV Bill: Pode ser encarado dessa forma certamente.

Jamelo: Gostaria de saber quais são os seus novos projetos?
MV Bill: Novos projetos? ...eu ainda não entrei em muitos novos projetos para não embolar, porque tem muitos projetos rolando atualmente que são projetos de continuidade, igual as coisas que a gente faz na CUFA (Central Unica das Favelas) são projetos que não tem término, então são projetos que não tem término, vão sim, sendo agregadas coisas novas para cada necessidade. estou lancando agora um disco que é o CAUSA E EFEITO, estou finalizando a gravação de um DVD e estou escrevendo um novo livro com o Celso Athaide.

Jamelo: Vocês trabalham no mesmo sentido da COOPERIFA?
MV Bill: A gente tem as mesmas intenções em relação ao povo periférico e devemos ter muitos pontos de convergência.

Jamelo: Você esteve nos EUA e teve a oportunidade de trabalhar com o Chuck D do Public Enemy, como foi isso pra você?
MV Bill: O Chuck D é um dos caras mais importantes dentro da música, não só do Rap, mas da musica pop mundial e ele tem uma afinidade com o Brasil muito grande, reconhece o Brasil como a maior nação de afrodescendentes fora da África e a participação dele nesse encontro rendeu
a participação dele no meu novo disco e no disco ele falou umas paradas muito maneiras, falando sobre a Bahia, sobre São Paulo, sobre a Cidade de Deus, utilizando todas as referencias que ele conhece do Brasil dentro da letra, então mostra que ele tem uma conexão que vai além.

Jamelo: Pra terminar um bate bola com três perguntas: Um filme?
MV Bill: Tem varios, mas eu indicaria um que é a história de Zumbi dos Palmares, chamado Quilombo, filme de co-produção brasileira e francesa de 1984, um drama dirigido por Cacá Diegues com Toni Tornado, Zezé Mota e grande elenco.
O roteiro foi baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felicio dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas, onde num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

Jamelo: Livro?
MV Bill: Um livro recente que acabei de ler chamado SANGUE AZUL, de Leonardo Gudel, uma historia de morte e corrupção na polícia carioca, que trata da guerra civil não declarada que já existe no Rio de Janeiro e que, até agora, abate principalmente pobres, favelados ou não.

Jamelo: Deixe uma mensagem para finalizar, para aqueles que te seguem e admiram sua caminhada?
MV Bill: A mensagem que eu deixo é que cada um seja administrador da sua propria mente, porque só assim vamos conseguir fazer um Brasil diferente.

Jamelo: Vamos juntos! Brasil acima de tudo.